Audições On-Line

Os candidatos maiores de 16 anos ou que irão frequentar o 10 ano de escolaridade no ano letivo de 2020/2021, podem propor-se a qualquer um dos anos do Curso de Formação Profissional, dependendo da sua experiência nas 3 áreas do Teatro Musical. Não é necessária experiência anterior caso se candidate ao 1 ano do curso.

DATA PARA ENTREGA DOS VIDEOS DAS AUDIÇÕES 

  • 1ª FASE DE AUDIÇÕES: até 19 Julho 
  • 2ª FASE DE AUDIÇÕES: até 12 Setembro
  • 3ª FASE DE AUDIÇÕES: até 27 Setembro 

As vagas são limitadas e vão sendo preenchidas da 1ª para a 3ª audição.

Procedimentos:

  • Preencha o formulário de inscrição que se encontra no final desta pagina.
  • A entrega da Audição em formato de vídeo deve ser enviada por We transfer para o email da EDSAE - secretaria.edsae@gmail.com até às datas das 3 fases das Audições.
  • O conteúdo dos ficheiros enviados é da inteira responsabilidade dos candidatos.
  • É importante analisarem em detalhe todos os procedimentos necessários para a Audição e que constam em "ORIENTAÇÃO PARA A AUDIÇÃO" . veja em baixo

SAÍDA DE RESULTADOS

Os resultados serão divulgados até 4 dias após cada data limite para entrega do material.

NOTA: As inscrições no curso dos candidatos aceites pela Audição On-line devem ser formalizadas num prazo máximo de 48 horas. Após este prazo poderá perder a sua vaga.

ORIENTAÇÃO PARA A AUDIÇÃO

1º Ano do Curso de Formação Profissional de Atores de Teatro Musical:

Destinado a maiores de 16 anos. Não necessita de ter qualquer experiência nas 3 áreas de Teatro Musical. Todos os candidatos vão realizar audição na área de Canto, Dança e Representação:

  • Vídeo com interpretação de uma canção de Teatro Musical à escolha do candidato, com acompanhamento instrumental; 
  • Vídeo com interpretação de 1 monólogo de uma obra dramática ou de teatro musical - sem auxílio de texto; deve estar de cor. (máximo 2 minutos);
  • Vídeo com interpretação de coreografia improvisada ou coreografada. (máximo 2 minutos);
  • Vídeo com Entrevista onde deve responder aos seguintes tópicos:
  • Experiência e percurso académico-artístico;
  • A sua Motivação para frequentar o curso;
  • Objectivos;
  • Identificação das obras apresentadas.

2º Ano ou 3º Ano do Curso de Formação Profissional de Atores de Teatro Musical:

Destinado a maiores de 16 com experiência nas 3 áreas de Teatro Musical. Todos os candidatos vão realizar audição nas 3 áreas do Teatro Musical:

  • Vídeo com interpretação de duas canções de Teatro Musical contrastantes (1 música uptempo e uma balada) à escolha do candidato, com acompanhamento instrumental; 
  • Vídeo com interpretação de 1 monólogo de uma obra dramática ou de teatro musical (sem auxílio de texto; deve estar de cor) devidamente encenado. (máximo 2 minutos);
  • Vídeo com interpretação de coreografia improvisada ou coreografada (máximo 2 minutos);
  • Vídeo com Entrevista onde deve responder aos seguintes tópicos:
  • Experiência e percurso académico-artístico;
  • A sua Motivação para frequentar o curso;
  • Objectivos;
  • Identificação das obras apresentadas.

FILMAGEM & UPLOAD

Configuração das filmagens e dispositivos

As filmagens podem ser feitas usando um smartphone ou tablet de boa qualidade ou qualquer dispositivo de gravação audiovisual de boa qualidade (por exemplo, câmaras de vídeo digitais, laptops) que permitam avaliar com precisão o desempenho do candidato.

O uso de um tripé é recomendado para melhorar a estabilidade da câmara. Se não tiver acesso a um tripé, o dispositivo deve ser colocado numa superfície firme e mantido imóvel durante a realização do exame. Equipamentos como bastões de selfie podem ser usados para facilitar as filmagens e a estabilidade.

Sempre que possível, a câmara deve ser posicionada no nível dos olhos do artista, para garantir que o ângulo de visão não restrinja a visão do espectador sobre o desempenho.

Se estiver a filmar com um smartphone ou tablet, deve colocar o dispositivo no modo avião, para evitar notificações ou chamadas desnecessárias que interfiram no desempenho da gravação.

Local

Deve filmar numa sala silenciosa, sem ser perturbado pelo ruído externo. Qualquer ruído interno deve ser mantido num nível mínimo. Considere desligar aparelhos próximos para garantir o silêncio, assim como dispositivos como ventiladores e unidades de ar condicionado.

Evite o toque de telefones durante a apresentação (móvel e fixo), colocando-os no modo silencioso ou em modo avião ou, até mesmo, deixando-os numa sala à parte.

A sala e a área de atuação devem estar bem iluminadas e sem sombras escuras ou luz brilhante (por exemplo, luz solar direta a partir das janelas), o que pode dificultar ao examinador ver o desempenho do candidato.

Tal como no palco, deve estar de frente para a luz, evitando luzes brilhantes atrás de si, como uma janela. Isso garantirá que não haverá sombras desnecessárias durante o seu desempenho.

Os candidatos devem ter espaço suficiente para serem capazes de executar com eficiência, e a sala deve ter espaço suficiente para configurar uma câmara para filmar a apresentação. A sala deve ser segura para o candidato se apresentar, livre de riscos como cabos, tomadas elétricas e fios que possam fazer tropeçar.

A sala deve ter fontes de alimentação e extensões, conforme necessário para o equipamento de filmagem.

Configurações do dispositivo de gravação

Verifique se o smartphone ou a câmara possui capacidade de armazenamento suficiente para gravar toda a duração do desempenho do seu exame e se todas as baterias estão totalmente carregadas ou o dispositivo está conectado usando os cabos de energia apropriados.

Outra pessoa pode operar a câmara ou ela pode estar fixa durante a apresentação, tal como explicado anteriormente. A câmara deve permanecer parada e estável durante o desempenho.

Se o dispositivo de gravação estiver a ser segurado por outra pessoa, verifique se o microfone não está a ser tapado pela mão. Consulte o manual do usuário do dispositivo, se não souber onde o microfone está localizado no seu dispositivo.

Recomendamos que teste a câmara e o equipamento de gravação de som filmando uma seção curta da primeira peça do candidato e reproduzindo-a para verificar se a qualidade do som e do vídeo é adequada antes de filmar a apresentação completa do exame.

O som deve ser alto e claro, mas sem distorção. Considere fazer uma gravação prática de uma parte alta e silenciosa do seu desempenho, para verificar se todas as partes silenciosas são audíveis e as partes altas não são distorcidas.

Orientação da filmagem para os candidatos

É recomendável um plano geral, isto é, uma visualização na câmara com todo o corpo do candidato.

Garanta que o seu espaço de atuação seja grande o suficiente para qualquer movimento envolvido nas suas peças ou momentos.

Se o seu desempenho incluir movimento e/ou dança, mantenha-se no enquadramento durante todo o seu desempenho e, se usar adereços ou figurinos, tenha a certeza de que eles não obstruirão ou comprometerão a sua apresentação desnecessariamente.

Contato com os olhos: Idealmente, a câmara deve ser colocada ao nível dos olhos, sempre que possível. Em relação à linha dos olhos, pense no dispositivo de gravação como se fosse o examinador; olhe para baixo da lente quando você normalmente escolheria fazer contato visual durante a apresentação.

Instrumentais ou Faixas de Acompanhamento

É uma boa ideia pedir a alguém para ajudar a operar os instrumentais ou as faixas de acompanhamento para que possa verificar o nível / volume do seu instrumental de modo a não comprometer o seu desempenho.

Check List Final antes de começar a filmar

  • Uma sala silenciosa, sem interrupções, os telefones;
  • Verificar que o dispositivo de gravação possui bateria e capacidade de armazenamento suficientes;
  • Verificar a luz para garantir que o candidato seja claramente visível na gravação
  • Verificar o som de gravação para garantir que o dispositivo de gravação capta o alcance do voz falada e cantada claramente, sem distorção.
  • Testar o instrumental ou faixa de acompanhamento para verificar o volume de som para que o candidato o possa ouvir confortavelmente e seja bem captado pelo dispositivo.
  • Verificar que o candidato está numa posição confortável, à vista de todos, sem obstrução da câmara

Formatar os Arquivos e Fazer Upload

Pode enviar o seu vídeo de Audição OnLine por wetransfer para a secretaria da escola - secretaria.edsae@gmail.com através de um computador ou, no caso de telefones e tablets, diretamente do seu dispositivo de gravação.

Em qualquer caso, pode ser necessário compactar ou comprimir o arquivo de vídeo, para que ele atenda aos critérios de tamanho.

Os arquivos devem ser h.264 (ou seja, MP4 ou MOV).

Transfira o vídeo para o seu computador a partir do seu dispositivo de gravação. Para facilitar o upload de vídeos longos para a plataforma, existe um software gratuito que pode ajudá-lo a compactar vídeos grandes.

  • Para iPhone / iPad / iOS, "Compactar vídeos e redimensionar vídeos": apple.com/us/app/compress-videos-resize/id1473857051
  • Para dispositivos Android, "Video Transcoder": google.com/store/apps/details?id=protect.videoeditor

Todos esses aplicativos são gratuitos, o que pode resultar na exibição de alguns anúncios - apenas ignore-os!

O seu arquivo deve ser identificado com o seu nome, o assunto e o nível. Por exemplo:

  • NOMEeAPELIDO_Audição OnLine_Nivel (número)