Sobre nós

Deixe-nos apresentar

SOBRE A NOSSA ESCOLA

A EDSAE é uma escola com 30 anos de história dedicada ao ensino da Dança e do Teatro Musical. Foi fundada por Bibi Fernandes e a sua génese remonta a 1994, tendo sido denominada inicialmente de Espasso Latino. Nesta etapa inicial contou com a colaboração de muitos amigos e profissionais da dança, nomeadamente Pedro Santos, Vanda Gameiro, Nuno Furtado, Guima, Eduardo Santos, entre muitos outros.

Inicialmente alojada nas docas de Alcantara, na Salsa Latina e depois no Art´´ Z, em 2002, a escola muda-se para sede própria na Calçada do Marques de Abrantes, um edifício histórico com 4 pisos, 6 estúdios, auditório próprio, que muito potenciaria o seu crescimento nos anos seguintes.

Em 2005, o Espasso Latino converte-se numa nova empresa e nasce a EDSAE - Escola de Danças Sociais e Artes de Espectáculo, uma parceria de Bibi Fernandes e José Ferraz.

Durante os anos seguintes, a EDSAE tornou-se a maior escola de dança do pais, com uma vasta área de intervenção, facilitando aulas, workshops nacionais e internacionais, dando formação a centenas de professores, produzindo festivais e congressos mundiais, realizando festas semanais de danças sociais, participando com a sua companhia profissional de bailarinos em festivais e congressos nacionais e internacionais, produzindo múltiplos espectáculos em formato de Musical Latino, apresentados nos mais prestigiados palcos do nosso pais, como o CCB e Teatro Camões em Lisboa, Teatro das Figuras em Faro, Luisa Tody em Setubal, Teatro Micaelense em São Miguel, nos Açores. Pedro Santos, Angel Rojas, Andreia Barros, Ouzin, Georgia Lacroix, Frederico Costa, Miriam Cherem, Pedro Nascimento, entre muitos outros fizeram parte desta maravilhosa equipa e etapa.

Somos a escola pioneira no ensino da Salsa e suas modalidades associadas em Portugal, assim como do ensino do Teatro Musical, desde 2010, tendo a partir de 2015, estabelecido uma parceria com o IAB - Institute of Arts Barcelona, que faculta Bolsas de estudo aos nossos melhores alunos. Somos também um centro de exames do Trinity College de Londres em Lisboa.

Em Fevereiro 2013 a EDSAE deixa as instalações de Santos e muda-se para o Amoreiras Plaza, onde se encontra atualmente. Esta mudança deveu-se a uma necessidade de evolução nos projetos da escola, nomeadamente de agregar o projeto de teatro musical para crianças e adolescentes, que por razões de ordem logística, não eram viáveis nas antigas instalações.

Em 2016 converteu-se numa Escola de formação profissional acreditada pela Dgert na área das artes de espectáculos, facilitando ensino profissional artístico na área do Teatro Musical e da Dança.

Em 2018, Bibi Fernandes deixa a direção pedagógica e artística da escola e José Ferraz assume a direção na sua totalidade, fortalecendo as parcerias, na área do teatro musical e da dança, reunindo uma equipa de professores de excelência, muitos deles formados pela própria EDSAE e pelo IAB, que hoje, dá seguimento a este projecto, que nasceu do propósito de expandir o coração humano através da arte!

Consideramos que a Arte é uma componente fundamental no desenvolvimento do Ser Humano, pois permite a expressão da liberdade e criatividade do indivíduo em todas as suas vertentes.

Através da expressão da emoção, a Arte permite aceder a patamares profundos de expansão da consciência, na busca do autoconhecimento, potenciando a evolução do Ser Humano.

A Arte permite-nos fluir no caminho último da nossa realização e superação que, em última instância, nos leva ao derradeiro Conhecimento e Amor por nós próprios.