Salsa

A SALSA é um estilo musical que nasce no final dos anos 60 no Barrio latino em Nova Iorque! Filha da musica Cubana, a Salsa engloba em si uma mescla de diferentes influencias de outros estilos de musica, como o jazz, o Rock e o Pop. 

Para além da vibração de alegria e expansão que transmite, a salsa não é só música e dança, é um símbolo de união de muitas culturas, tradições, vivencias e emoções! E uma bandeira debaixo da qual o povo Cubano e Latino Americano se uniu, se honrou, dignificou, se celebrou e empoderou! Tudo isto está ancorado na salsa, na sua história, na sua força, simplicidade, alegria de viver e liberdade! 

Por isso toca as nossas emoções internas e nos desperta! Desperta-nos porque transcende o tempo e o espaço e toca a  vontade de ser livre!

A EDSAE é a escola pioneira no ensino da Salsa em Portugal, com mais de 25 anos de ensino nesta área.

Bachata

A Bachata é um ritmo musical e uma dança originário na república Dominicana na década de 60. Considera-se um híbrido do Bolero com outras influências musicais como por exemplo o Cha-cha-cha e o Tango.

O chamado Bolero ritmo latino-americano, nos anos 30 até aos anos 50 faziam as delicias do povo dominicano, e, com esta influência, nasceu a Bachata nos finais da década de 50, no entanto, apenas nos anos 80 teve o seu reconhecimento

Timba Cubana

Numa verdadeira explosão de energia, esta aula é dedicada a todos aqueles que são apaixonados pela fantástica expressão corporal do movimento Cubano na Dança Latina.

São característicos deste tipo de movimento o fantástico uso do tronco, ao nível das ondulações, rotações e contrações, assim como um forte trabalho a nível da cintura pélvica e dos braços. Muitos destes elementos nascem da Rumba Negra e do Afro Cubano.

Esta aula pretende também trabalhar a musicalidade e o sentido de rítmico, a par da interpretação do movimento, este todo enriquecido com o verdadeiro sabor e alegria de Cuba!

Danças de salão

Uma vez que é praticada em grupo, a Dança de Salão promove a socialização através da interação entre as pessoas e o seu bem-estar (físico e psicológico), pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, a coordenação motora e mental, as funções cardiovasculares e respiratórias, o aperfeiçoamento da postura, a flexibilidade e é uma excelente forma de libertação das preocupações e stress diários.

A modalidade é constituída por 10 danças padronizadas que se dividem em dois grupos de cinco danças cada:

  • Clássicas (Valsa Inglesa, Tango, Valsa Vienense, Slow Fox e Quickstep)
  • Latinas (Samba, Cha Cha Cha, Rumba, Paso Doble e Jive)

A participação em aulas é aconselhada com par, mas não obrigatória (para casais, não é obrigatória a troca durante a aula).
Recomendando-se também a utilização de vestuário e calçado confortável (apropriado).