Salsa
Este tipo de dança assume vários estilos, dependendo das raízes Histórico-culturais e das influências a que foram expostos, tais como Salsa Cubana,Rueda de Casino, Salsa Colombiana, Salsa em Linha, Los Angeles, New York e Puerto Rico.
A Salsa uma mescla de ritmos tais como o Son Montuno, o Mambo, Cha-cha-cha e a Rumba Cubana. Recebeu, ainda, influências do Merengue (da Republica Dominicana), do Calipso de Trinidad e Tobago, da Cúmbia Colombiana, do Rock norte-americano e do Regae Jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança correspondente ao estilo musical é caracterizada pelo compasso quaternário.
A EDSAE é a escola pioneira no ensino da Salsa em Portugal, com mais de 25 anos de ensino nesta área.
Bachata
A Bachata é um ritmo musical e uma dança originário na república Dominicana na década de 60. Considera-se um híbrido do Bolero com outras influências musicais como por exemplo o Cha-cha-cha e o Tango.
O chamado Bolero ritmo latino-americano, nos anos 30 até aos anos 50 faziam as delicias do povo dominicano, e, com esta influência, nasceu a Bachata nos finais da década de 50, no entanto, apenas nos anos 80 teve o seu reconhecimento
Timba Cubana
Numa verdadeira explosão de energia, esta aula é dedicada a todos aqueles que são apaixonados pela fantástica expressão corporal do movimento Cubano na Dança Latina.
São característicos deste tipo de movimento o fantástico uso do tronco, ao nível das ondulações, rotações e contrações, assim como um forte trabalho a nível da cintura pélvica e dos braços. Muitos destes elementos nascem da Rumba Negra e do Afro Cubano.
Esta aula pretende também trabalhar a musicalidade e o sentido de rítmico, a par da interpretação do movimento, este todo enriquecido com o verdadeiro sabor e alegria de Cuba!
Danças de salão
Uma vez que é praticada em grupo, a Dança de Salão promove a socialização através da interação entre as pessoas e o seu bem-estar (físico e psicológico), pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, a coordenação motora e mental, as funções cardiovasculares e respiratórias, o aperfeiçoamento da postura, a flexibilidade e é uma excelente forma de libertação das preocupações e stress diários.
A modalidade é constituída por 10 danças padronizadas que se dividem em dois grupos de cinco danças cada:
- Clássicas (Valsa Inglesa, Tango, Valsa Vienense, Slow Fox e Quickstep)
- Latinas (Samba, Cha Cha Cha, Rumba, Paso Doble e Jive)